Kong
Kong
O Kong para cães é um dos brinquedos que mais estimula o melhor amigo do homem. A razão é que solta a comida através do orifício que possui enquanto desafia o animal a alcançá-la. Por isso, oferece múltiplos benefícios tanto para o corpo como para a mente do cão, convertendo-se num dos brinquedos mais concorridos para entreter o animal.
O que é um Kong para cães?
O Kong para cães é um brinquedo que se caracteriza por ser feito com material rígido e altamente resistente às mordidelas do animal, além de contar com um orifício através do qual pode introduzir a ração ou a comida húmida.
Desta forma, o cão utiliza as suas patas e a sua língua para tentar alcançar a comida que está no interior do brinquedo, mantendo-o entretido durante longos períodos de tempo.
Por isso, torna-se um brinquedo útil tanto para canalizar a energia do cão como para estimular sua inteligência, recompensando o animal com uma recompensa que neste caso é obter a comida que tem dentro do mesmo.
Este tipo de brinquedo está indicado para cães que passam horas sozinhos, que se distraem com facilidade e que sofrem de algum problema de comportamento ou transtornos como a ansiedade ou stress associados à separação do dono. De qualquer forma, e independentemente destes casos, pode sempre recorrer ao Kong como uma forma de estimular o seu cão através do jogo.
Que tipos de Kong para cães existem?
Para escolher o melhor Kong para o seu animal de estimação, primeiro há que ter em conta as características do cão.
Desta maneira, se o seu cão é bebé, pode optar por rechear o brinquedo com a pasta Kong Puppy para cachorros, snack indicado para cães com mais de oito semanas de idade que é nutritivo e saboroso. Assim, pode habituar desde pequeno o seu cão a utilizar este brinquedo tão estimulante para o seu desenvolvimento.
Outra alternativa é recorrer ao chamado “Kong classic”. Com uma cor vermelha característica e uma forma piramidal, este resistente brinquedo salta ao ser manipulado, atraindo e estimulando mais o animal para alcançar a comida que tem no seu interior.
Existe uma versão gigante deste Kong clássico, o Kong Extreme XXL, que pode ser de cor negra e que é mais adequado para aqueles cães que têm muita energia, além de uma mandíbula mais forte.
E se pelo contrário quer inovar e oferecer algo diferente ao seu cão, o Kong Squeezz é uma bola de gel termoplástico que, além de resistir às mordidelas do animal e saltar, emite sons para estimular o animal.
O que podemos colocar num Kong?
A maneira de rechear o interior do Kong para cães depende das necessidades e das preferências do animal, além da sua imaginação.
Portanto, se for a primeira vez que o utiliza ou se se trata de um cão com baixa tolerância à frustração, o ideal será recheá-lo com ração ou guloseimas, alimentos que mediante uns simples toques são facilmente extraíveis do interior deste brinquedo. Assim, o cão vai compreender o funcionamento do brinquedo e irá ficar acostumado a utilizá-lo.
Pelo contrário, se o que procura é tranquilizar e manter o cão entretido enquanto está fora de casa, pode rechear de comida húmida, pois torna-se mais difícil de alcançar. Deste modo, o seu cão, irá passar mais tempo a manipular o brinquedo com a intenção de retirar a comida que tem dentro.
E se o seu cão conhece o funcionamento do brinquedo, então pode combinar a ração seca com a húmida para rechear o interior do Kong, aumentando o nível de dificuldade, e assim, estimular ainda mais o animal.
As possibilidades são infinitas!