Estás a considerar alargar a tua família e adotar um animal? Se assim for, agradecemos-te. Com mais de 700 animais abandonados por dia, Espanha é o líder europeu no abandono dos animais e podes dar uma nova vida a um deles.
Da Kiwoko, ajudamos-te a encontrar o teu animal de estimação e informamos-te sobre o processo de adoção.
Para que não sejas apanhado desprevenido, neste artigo iremos analisar as razões pelas quais deves adotar em vez de comprar e os requisitos que te serão pedidos caso decidas adotar.
Além disso, também te daremos algumas dicas para te ajudar a escolher qual o animal a adotar.
Continua a ler!
Porquê adotar um animal
Na maioria dos casos, adotar significa dar uma oportunidade a um animal que tenha sido abandonado e por vezes até maltratado.
Um animal de estimação não é um brinquedo. Os cachorros fofinhos e brincalhões podem ser uma tentação para muitos donos que compram sem pensar que o brinquedo fofinho acabará por crescer para ser um menino grande e precisará de cuidados.
Os números falam por si: em 2021, 285.000 animais de estimação foram abandonados em Espanha. Isto significa que mais de 2,6% dos cães e gatos no nosso país são abandonados e ansiosamente à espera de uma nova oportunidade com uma família.
Os abrigos e associações protetoras de animais precisam desesperadamente de mais espaço para abrigar os animais de estimação que são abandonados todos os dias. Outro facto chocante é que os abrigos fazem eutanásia de animais quando o número de lugares disponíveis é excedido.
Porque, embora muitos animais de estimação melhorem a sua situação de maus tratos e abandono quando entram nos abrigos, passam a maior parte das suas vidas fechados numa jaula.
Quando adotas, salvas a vida do animal que acolhes e também a vida do animal que tomará o seu lugar no abrigo ou centro de refúgio. Dados estes factos, cada vez mais pessoas estão conscientes de que adotar um animal é a forma mais responsável de incorporar um novo membro na família.
Dar a estes animais a oportunidade de terem um lar estável onde se sintam amados e seguros irá restaurar a sua confiança e autoestima e criar um laço de amor mútuo e incondicional.
Como adotar um animal
O processo de adoção é realizado de forma controlada e é seguido um protocolo para garantir a proteção e bem-estar do animal que se adota.
Podes ir a qualquer uma das nossas lojas Kiwoko e perguntar mais sobre o processo de adoção do teu animal de estimação.
A fim de adotar qualquer animal de estimação, devem ser cumpridos os seguintes requisitos:
- Ser maior de idade:
Poderás prová-lo com o teu cartão de cidadão.
- Fornecer comprovativo de morada:
Terás de fornecer documentação que mostre que és proprietário de uma casa ou, se viveres numa casa alugada, um documento do teu senhorio a declarar que estás autorizado a ter animais de estimação.
- Assinar o contrato de adoção:
Com este documento, comprometes-te a cumprir uma série de obrigações como adotante, tais como: fornecer ao cão os cuidados veterinários necessários, não o utilizar para criação ou reprodução, notificar qualquer perda ou morte, comprometeres-te a não o abandonar ou, se não puderes cuidar dele, contactar a associação para o devolver.
- Suportar os custos da adoção:
Cada associação tem uma taxa de adaptação que pode ser a mesma para todos os animais ou pode variar dependendo de cada animal. Este custo destina-se geralmente a cobrir parte das despesas veterinárias: chip, vacinas e esterilização, bem como alguns check-ups. No entanto, isto pode variar dependendo do animal e da associação a partir da qual decidas adotar.
Fatores a considerar na escolha do animal a adotar
Como mencionámos no início deste artigo, os animais de estimação não são brinquedos e, ter um animal implica responsabilidades que nem todos podem assumir: alimentar, dar banho, educar, cuidar da sua saúde e levá-lo ao veterinário…
Assim, para além de discutir isto com todos os membros do agregado familiar para onde o animal de estimação se vai mudar, cabe também ao adotante certificar-se de que as necessidades do seu animal de estimação se adaptam ao seu estilo de vida.
Há diferentes aspetos da tua vida que podem ser essenciais a ter em conta antes de escolheres o teu animal de estimação:
Tempo em casa
Os cães precisam de companhia, tempo e dedicação, por isso se passares pouco tempo em casa pode ser melhor adotares outro tipo de animal que exija menos atenção da tua parte, como um gato ou um pássaro que possa passar a maior parte do dia sozinho.
Espaço
Regra geral, os animais maiores precisam de mais espaço para correr e fazer exercício. O espaço disponível e a tua disposição para fazer longas caminhadas também deve ser um fator na escolha do tipo de animal a adotar.
Idade e condição física do adotante
Para os idosos ou pessoas com problemas de mobilidade, é aconselhável procurar um animal que possam apanhar sem demasiada dificuldade.
Experiência anterior com animais de estimação
Possuir um animal de estimação requer uma grande responsabilidade que nem todos estão dispostos a assumir. Se nunca tiveste um animal de estimação e não sabes que tipo de cuidados requer, é aconselhável escolheres um animal de estimação que seja fácil de cuidar e não precise de muitos cuidados, por exemplo um hamster, porquinho-da-índia ou coelho.
Conclusão final antes da adopção de um animal de estimação
A adoção de um animal é uma decisão muito importante que requer muita responsabilidade e empenho da tua parte.
Alguns animais de estimação podem viver mais de 20 anos e, durante esse tempo, deves certificar-te de que estás preparado para investir o teu tempo e dinheiro nos seus cuidados e proporcionar-lhes o espaço e ambiente certos para o seu desenvolvimento.
Na Kiwoko todos os nossos esforços, juntamente com os abrigos e associações de animais, estão unidos pela aspiração de que não haja abandono ou animais sem abrigo.