De certeza que já fez a si próprio a seguinte pergunta: Os gatos mudam de pelo? A resposta é sim.
A muda de pelo nos gatos pode ser incómoda para alguns donos, mas é algo que deve ser assumido como natural e inevitável e, por isso, temos de aprender a viver com ela.
É verdade que alguns gatos soltam menos pelo do que outros, mas, em geral, viver com um animal de estimação tem este pequeno inconveniente.
No entanto, ficará contente por saber que existem alguns truques que pode pôr em prática para tentar reduzir a muda de pelo, mantendo a sua casa limpa - continue a ler para saber mais!
Como é que a muda de pelo ocorre nos gatos?
A muda de pelo nos gatos ocorre para preparar o pelo para as novas estações, passando de um pelo mais denso para um pelo mais fino para suportar o calor do verão e passando de um pelo fino para um pelo espesso para os meses mais frios do inverno.
Durante o processo de mudança de pelo, o pelo habitual cai para deixar crescer o novo pelo, o que significa que, em alguns meses do ano, pode encontrar a sua casa com mais pelo de gato no chão do que o habitual. Este processo não só é totalmente normal, como também é necessário para que o seu gato não fique demasiado quente no verão e demasiado frio no inverno.
Quando é que os gatos perdem o pelo?
Embora a muda de pelo dos gatos seja constante ao longo de todo o ano, na primavera e no outono é muito mais evidente e, como acabámos de referir, vai notá-la porque a sua casa estará cheia de mais pelo do seu gato.
A muda de pelo nos gatos na primavera
A sua muda na primavera consiste em retirar a camada mais grossa de pelo para dar lugar a uma mais fina e, assim, suportar as altas temperaturas do verão com menos calor.
Muda de pelo nos gatos no outono
A muda de pelo no outono tem o objetivo oposto da muda de pelo na primavera, mas é o mesmo processo. O pelo fino é removido para dar lugar a um pelo mais espesso que lhe permitirá passar os meses de inverno com menos frio.
Quanto tempo dura a muda de pelo nos gatos?
Consoante o tipo de pelo do seu gato, a muda durará mais ou menos tempo. Além disso, em função da raça do seu gato, ele irá perder mais ou menos pelo.
Independentemente de o seu pelo ser curto ou comprido, a estação de muda mais longa para os gatos é a primavera, seguida do outono, mas, de um modo geral, a muda dura normalmente entre 4 e 6 semanas.
A primeira muda de pelo nos gatos
A primeira muda que o seu gato pode sofrer é quando é um gatinho, passando do seu pelo de gatinho, macio e sedoso, para um pelo de gato adulto. Esta muda começa por volta dos 8 meses de idade e termina normalmente quando o gatinho termina o seu processo de crescimento e desenvolvimento, já com o pelo de gato adulto.
O que podemos fazer para controlar a muda de pelo nos gatos?
Abaixo encontrará 3 fatores-chave que influenciam diretamente a muda de pelo nos gatos e nos quais pode intervir para reduzir a quantidade de pelo que eles perdem e espalham.
Escovagem
Se o seu gato perder demasiado pelo, escová-lo fará com que todo o pelo morto fique na escova. Caso contrário, esses pelos mortos espalhar-se-ão pelo chão e pelos móveis da casa. Se habituar o seu animal de estimação à escovagem desde pequeno, ele compreenderá esta atividade como parte da sua rotina de higiene semanal e não se oporá a ela, até gostará!
Para o fazer, terá de escolher a escova certa de acordo com o tipo de pelo do seu gatinho, por exemplo, se é curto ou comprido. Durante o período de muda de pelo nos gatos, terá de aumentar o número de escovagens, por isso, se costumava escovar o seu gato uma vez por semana, o ideal é dedicar-lhe um pouco de tempo todas as noites. Para além de remover os pelos mortos, a escovagem ajudará o seu animal de estimação a ter um pelo muito mais limpo e saudável, uma vez que uma boa escovagem removerá 50% da sujidade do pelo.
No nosso artigo "Como tratar de um gato: um guia completo para um pelo saudável", respondemos a todas as suas perguntas e damos-lhe uma série de conselhos para o ajudar a aprender a escovar corretamente o seu gato.
Banho
Um banho durante a época de muda dos gatos é mais um estímulo para remover uma boa quantidade de pelos mortos de uma só vez. E tal como é importante escolher uma escova adequada ao pelo do seu animal, também é importante escolher o champô certo. Lembre-se que o banho deve ser sempre feito com um champô específico para o pelo do seu gato, o que lhe permite segregar o sebo natural que o hidrata e o protege das infeções.
Alimentação
Outro fator fundamental durante o período de muda nos gatos é a alimentação. Uma alimentação correta melhora consideravelmente o estado do pelo do seu animal. Além disso, para os gatos, existem também suplementos como o malte de cevada que ajuda a eliminar as bolas de pelo.
Procure sempre uma ração de alta qualidade e certifique-se de que contém todos os nutrientes de que o seu animal de estimação necessita. Especialmente vitaminas B, cobre e zinco, que são muito benéficos para o pelo. Além disso, pode também suplementá-la com Ómega 3 e Ómega 6, presentes no peixe. Uma dieta pobre em gordura, sais, iodo, vitamina B, resultará em secura e muda de pelo.
E como remover os pelos da roupa?
Finalmente, um dos inconvenientes com que os donos de animais de estimação têm de lidar diariamente é o facto de terem as suas roupas cheias de pelo. Durante a época de muda dos gatos, o problema aumenta, pelo que estas recomendações podem ser muito úteis:
- Como já dissemos, pentear o seu gato diariamente é o que mais ajudará a evitar que os pelos se espalhem pela sua casa e se colem à sua roupa.
- Utilize um rolo de remoção de pelos ou, na falta deste, uma fita adesiva larga.
- O ar frio de um secador de pelo pode ajudar a removê-las após 10 minutos de arejamento da peça de vestuário.
Sabe que é impossível fazer com que o seu gato não perca pelo, mas seguindo estas orientações simples, pode reduzir consideravelmente o número de pelos por metro quadrado da sua casa, especialmente durante a época de muda dos gatos, que será o período mais crítico.
Como já referimos, é normal que os felinos percam pelo durante a época da muda, mas se notar uma grande quantidade de queda de pelo no seu gato, deve visitar um veterinário para verificar se não se deve a nenhuma patologia. |
Por fim, recomendamos que dê uma vista de olhos nos seguintes artigos, onde encontrará informações muito interessantes para manter a higiene do seu gato e assim ajudá-lo a estar sempre impecável.
- Saiba como limpar os olhos de um gato
- Como posso cuidar da higiene oral do meu gato?
- Como escolher o melhor arranhador para o seu gato
Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt