A muda de pelo nos cães é uma das coisas inevitáveis com que temos de viver quando temos um animal de estimação em casa.
Embora seja verdade que os cães perdem mais ou menos pelo consoante a época do ano, a raça e a pelagem do cão e a situação ambiental a que está exposto, é uma situação com a qual terá sempre de lidar.
No entanto, pode utilizar algumas dicas para reduzir a queda de pelo. Quer saber quais são?
Continue a ler!
Quando é que os cães perdem o pelo?
Há dois fatores muito importantes que provocam a queda do pelo em diferentes graus. Um é o tipo de pelo do cão, que depende da raça, e o outro é a localização, ou seja, o sítio onde o cão vive.
Há cães de cidade que têm uma muda contínua durante todo o ano, porque o ar condicionado e os radiadores das casas permitem que o corpo do cão se adapte ao facto de não ser necessária uma muda anual completa. Os cães de zonas rurais, de quintas e de pastoreio, por outro lado, mudam de pelo duas vezes por ano.
Alguns fatores têm um impacto direto na queda de pelo, como a alimentação e a genética. Por isso, é importante que dê ao seu animal de estimação uma ração para cães de qualidade que contenha todos os nutrientes de que ele necessita.
Em que altura do ano é que os cães perdem o pelo?
A primavera é a altura em que muitos donos de cães notam muitas bolas de pelo a flutuar pela casa. Este fenómeno é, como já lhe dissemos, completamente natural, uma vez que o corpo do seu cão se prepara para os dias mais quentes.
Muitos cães são protegidos com uma pelagem espessa no inverno para os isolar do frio. Quando chega a primavera, começa a perder este pelo para dar lugar a um pelo mais fresco.
O outono é outra altura do ano em que muitas raças perdem muito pelo. Neste caso, dá-se o processo inverso, os nossos cães preparam-se para suportar melhor a descida das temperaturas.
Se o seu cão precisa de tosquiar o pelo, recomendamos que se dirija a um tosquiador, como o nosso centro Mundo Beleza, uma vez que tosquiar o pelo é um processo complexo para remover o excesso de pelo e os pelos mortos e deve ser efetuado por um profissional.
Quanto tempo é necessário para mudar o pelo de um cão?
Sabemos que lidar com a queda de pelo do seu cão pode, por vezes, ser complicado, especialmente quando começa a notar uma mudança completa no pelo do seu animal! É por isso que uma das perguntas mais comuns que nos fazem é: Quanto tempo é que os cães demoram a mudar o pelo? E a resposta não é simples.
A duração da queda de pelo varia muito de raça para raça e depende do facto de o cão passar longos períodos dentro de casa ou não. A maior parte dos cães tem uma queda de pelo durante um ou dois meses, enquanto outros o perdem durante todo o ano (embora em menor quantidade). O nosso conselho é que compre uma escova para cães para reduzir as bolas de pelo e um rolo de removedor de pelos para os sofás - e muita paciência!
Mudança de pelo de cachorro para adulto
O pelo de um cachorro é macio e muito fofo, mas não dura para sempre. Quando o cachorro se torna um cão adulto, o pelo torna-se mais duro, mais espesso e mais rígido, pelo que é necessário mudar o pelo de cachorro para cão adulto.
O processo de muda de cachorro para adulto começa com a idade de quatro a seis meses, embora este período possa ser mais longo, dependendo da raça.
Como posso saber se o meu cão começou a perder pelo?
Trata-se de um processo e de um fenómeno natural. O cão começa a perder pelo para se sentir mais fresco no verão e, quando chega o outono, renova a pelagem para se manter quente no inverno.
Para saber se o seu cão já começou a perder pelo, consulte alguns dos sintomas que ocorrem quando o seu cão perde pelo.
- Se encontrar pelos em casa, na roupa ou bolas e tufos de pelo no próprio pelo do seu cão, isso indica que ele está a perder pelo. No entanto, não se esqueça de que muitos cães mudam de pelo ao longo do ano, pelo que deve verificar se se trata de um fenómeno habitual ou não.
- No que diz respeito ao pelo, alguns cães mudam a cor e a textura do seu pelo durante este processo. Assim, se encontrar diferentes camadas de pelo, significa que está a ser criada uma nova pelagem.
- Se o seu cão se coça com muita frequência, é provável que esteja a perder pelo, porque o pelo que ele perde e que ainda pertence ao seu corpo provoca comichão. No entanto, esta comichão (prurido) pode também ter muitas outras causas. É importante que esteja atento ao seu animal de estimação para descobrir a causa.
Porque é que os cães perdem o pelo?
A muda é um processo natural em que o seu cão solta pelos mortos para dar lugar a novos pelos ou para aligeirar o pelo quando a temperatura sobe.
Alguns cães têm ciclos de crescimento do pelo mais longos, pelo que parecem não perder pelo. Outros cães, como os Border Collies ou Golden Retrievers, têm um pelo espesso e duplo que podem perder durante todo o ano.
Há outros cães que perdem a sua pelagem dupla duas vezes por ano em grandes ondas de bolas de pelo por todo o lado. Este pelo é geralmente de cor mais clara e de textura mais macia, e solta-se facilmente do animal.
Por último, recomendamos a leitura dos seguintes artigos para obter mais informações sobre o cuidado do pelo do seu cão:
- Trimming em cães: tudo sobre esta técnica de aparar
- Cortes de pelo para spitz alemão
- Dicas de escovagem: como escolher a escova certa para o seu cão
- Cães de pelo encaracolado: como cuidar da sua pelagem?
Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt