Ao contrário da crença popular, o pelo dos gatos não os protege do frio, de forma alguma. Os gatos são animais de sangue quente ou homeotérmicos, por isso precisam de uma temperatura ambiente ideal para que não fiquem frios ou doentes.
Qual é a temperatura ambiente ideal para os gatos?
Já alguma vez te interrogaste sobre a temperatura que um gato aguenta? Ou a que temperatura é que os gatos sentem frio? Deves saber que, tal como os humanos, os gatos têm sangue quente, por isso quando a temperatura cai, os felinos também podem sentir frio; mas não só sentem frio, como pode afetá-los até ao ponto de hipotermia ou de congelação.
Os gatos são capazes de manter uma temperatura corporal constante mesmo quando a temperatura externa é diferente. Têm mecanismos que lhes permitem adaptar-se às temperaturas (quentes ou frias), mas há um limite. As temperaturas extremas podem ser um problema para eles.
A temperatura ideal para animais de estimação situa-se entre 30 e 38 °C. A partir dos 29 °C o animal de estimação pode começar a sentir frio e este aumentará se a temperatura diminuir, especialmente no Inverno, devido à humidade ou ao vento.
Quando a temperatura exterior é inferior à temperatura de conforto, o animal pode começar a procurar mecanismos para combater o frio. Por exemplo, é provável que rasteje sob um cobertor ou procure lugares quentes na casa, tais como a área ao lado de radiadores ou os espaços entre móveis ou debaixo do sofá.
A nossa recomendação são as camas concebidas para pendurar no radiador - eles adoram-nas!
Como saber quando um gato está com frio?
Se quiseres descobrir quão quente um gato pode ficar, só tens de o observar. Para além de mudar o seu comportamento e procurar cantos quentes, poderás notar certas mudanças físicas no teu gato. Por exemplo, presta atenção aos membros do teu gato para observar as pontas das suas orelhas, a ponta da sua cauda ou as almofadas das suas patas: estas estarão muito mais frescas do que o normal. A virilha e as axilas, onde os gatos têm um pêlo muito mais fino, também estarão frias. Além disso, o animal de estimação pode começar a tremer.
O arrepio é um mecanismo de defesa que ajuda os animais de estimação a gerar calor através das contrações musculares que ocorrem com cada arrepio. Por outro lado, podes dar-te conta de que o teu gato está com frio se estiver menos ativo do que o habitual ou se o seu pelo estiver em pé. Quando o pelo do teu animal de estimação se levanta, forma uma espécie de câmara de ar que ajuda a reter o calor.
Baixa temperatura em gatos: nem todos os gatos passam mal
É importante notar que nem todos os gatos têm dificuldades com o tempo frio. Alguns gatos são mais resistentes ao frio do que outros, e isto deve-se à sua pelagem. Como deves saber, existem diferentes raças de gatos, algumas com pouco ou nenhum pelo, enquanto que existem outras com muito pelo.
A saúde e a idade dos animais de estimação também têm influência. É por isso que podemos distinguir três grupos diferentes de gatos vulneráveis a baixas temperaturas:
- Raças sem pelo: Estes animais de estimação podem ter muita dificuldade quando as temperaturas descem, uma vez que o seu pelo não é suficiente (ou não existe) para os manter bem protegidos. Os gatos siameses, peterbald, levkoy ucraniano e sphynx pertencem a este grupo. Estes últimos podem ser habituados a usar roupa quando são muito jovens.
- Gatos que sofrem de doenças: os gatos que sofrem de patologias tendem a ter defesas mais baixas e, para além de terem frio, podem adoecer a baixas temperaturas.
- Bebés e idosos: A idade é também um fator para saber se um gato sente ou não frio. Os gatos bebés, assim como os gatos com mais de sete anos, tendem a sentir-se mais frios e mais propensos a doenças, uma vez que os seus sistemas imunitários são frágeis ou não estão bem desenvolvidos.
Dicas para o teu gato suportar temperaturas mais baixas
Boa alimentação
Uma dieta veterinária ajuda o animal a ter um sistema imunitário forte; isto permite que o animal resista melhor ao frio. Tem em mente que no inverno os animais de estimação são mais silenciosos e não se movem tanto como nos meses mais quentes, pelo que não é aconselhável alimentares o teu animal de estimação em excesso, uma vez que isto pode levar a problemas de excesso de peso.
Aquecimento
É bom manter a casa quente, não só para ajudar o teu animal de estimação, mas também para manter toda a família quente. Para isso, deves fechar as janelas e ligar o aquecimento ou os radiadores. Manter a atmosfera quente na casa pode ser uma grande ajuda. Por outro lado, é aconselhável abrir as cortinas e deixar entrar a luz solar. Lembra-te de que os gatos adoram banhos de sol.
Abrigo para gatos
Os gatos gostam de rastejar para lugares suaves e escondidos. Recomendamos que cries uma área quente para o teu animal de estimação: com cobertores e sacos especiais de água quente para os manter quentes.
Como recomendação final, a cama para gatos com aquecimento integrada é perfeita para o mais frio dos gatos. O seu design único e aquecedor de 4V é perfeito para enfrentar o Inverno.
Se tiver alguma dúvida, os nossos especialistas em lojas Kiwoko irão aconselhá-lo. E se for claro sobre o que precisa para o seu animal de estimação, pode colocar a sua encomenda online em Kiwoko.pt