Queres saber se estás a dar ao teu roedor todos os nutrientes de que ele necessita? Muitos roedores têm uma dieta flexível e a capacidade de se adaptarem a qualquer menu, como por exemplo, os ratos. Outros, como os esquilos, têm requisitos dietéticos mais exigentes e específicos. Vamos ver mais de perto como as dietas específicas para cada roedor diferem.
A alimentação dos roedores
De todas as espécies de roedores do mundo, existem apenas algumas que se podem manter como animais de estimação. Estes tendem a ser hamsters, ou porquinhos-da-índia, embora também seja provável que tenhas optado por um rato, esquilo ou chinchila. Na Kiwoko gostamos de todos eles e não conseguimos escolher! Todas estas espécies têm uma coisa em comum que utilizaremos como base para elaborar a sua dieta ideal:
Todos os roedores e lagomorfos (coelhos) têm incisivos afiados para roer e defender e não param de crescer ao longo das suas vidas. Daí a importância de os alimentar para os desgastar em conformidade.
A alimentação dos hamsters
Se o teu amigo é um hamster, já te dissemos que embora sejam omnívoros, a sua alimentação é baseada numa dieta vegetariana. Por isso, não lhes podem faltar nutrientes ricos em:
- Vitaminas
- Minerais
- Fibra
E certificando-se sempre de que são baixos em gordura.
O seu menu diário pode ser baseado em ração específica para hamsters, sem esquecer de lhes oferecer suplementos vegetais.
A alimentação dos porquinhos-da-índia
Ao contrário dos hamsters, os porquinhos-da-índia são herbívoros, mas isso não significa que não precisem de mais nada para além da sua ração! Um dos básicos que não pode faltar a este roedor é o feno. O feno tem um efeito duplo sobre a digestão e o desgaste dos dentes. Se quiseres ter a certeza de que não têm carência de vitamina C, podes oferecer-lhes pimentos ou brócolos todos os dias.
Alimentação de coelhos
Há algo de especial nos lagomorfos (coelhos) e é que eles comem muito pouco e com muita frequência, por isso nunca lhes deve faltar comida e água. Para além da sua ração completa com ingredientes que imitam os alimentos que encontrariam no seu habitat natural, gostam de complementar a sua dieta com aveia, milho e trigo.
Os curiosos menus de outros roedores
Não queremos esquecer outros pequenos animais de estimação. Damos uma vista de olhos aos pratos favoritos que outros tipos de roedores encomendariam num restaurante:
Dieta baseada em plantas
Os ratos e ratazanas consomem muitas plantas. Comem erva, grãos, sementes e pequenos galhos. Os porcos-espinhos e os esquilos comem as pinhas de abeto jovens.
Dieta à base de nozes
A grande maioria dos roedores adora nozes. Os esquilos são os principais consumidores de nozes. Os ratos, as ratazanas e os porcos-espinhos são também grandes viciados em nozes.
Dietas para carnívoros
Alguns roedores comem carne. Os ratos são especialmente propensos a comer carne e peixe. Os ratos são capazes de digerir carne podre e de consumir restos de resíduos humanos - não deixam escapar nenhuma oportunidade!
Dietas com fruta e bagas
Em ambientes selvagens e naturais, os roedores comem frutas e bagas, que são os alimentos que normalmente encontram nos seus habitats.
Na tua loja Kiwoko encontras todo o tipo de produtos específicos para o teu roedor e para o teu coelho, vem visitar-nos, queremos conhecer-te! |