Antes de nos aprofundarmos demasiado na alimentação de gatos esterilizados, é uma boa ideia encorajar o seu gato a beber mais para evitar problemas urinários da castração. Pode utilizar dispositivos como fontes de água ou colocar tigelas de água em diferentes áreas da casa, certificando-se de que estão sempre frescas. Outra boa opção é aumentar a quantidade de comida húmida na sua dieta.
Agora sim, para aprofundar o tema da nutrição e como evitar o excesso de peso, a chave é oferecer uma ração para gatos esterilizados que seja adaptada à idade do animal.
A questão do excesso de peso é que os gatos esterilizados, tanto fêmeas como machos, têm uma elevada probabilidade de ganhar peso após serem esterilizados. Esta tendência pode ou não ocorrer, dependendo da raça e de outras características do animal.
Ao suprimir a função reprodutiva do seu gato, este não consumirá tanta energia e deixará também de segregar diferentes hormonas, o que pode levar a um aumento de peso.
Após a esterilização, alguns gatos têm um apetite crescente sem razão aparente. Por conseguinte, é importante monitorizar a ingestão de ração e saber o que está a dar de comer ao seu gato.
Vejamos isto por grupo etário.
Gatinhos esterilizados a partir dos 6 meses de idade
Os gatinhos são esterilizados por volta dos 6 meses de idade. Nesta idade já estão sexualmente desenvolvidos, mas ainda estão a crescer, pelo que a sua alimentação deve ter em conta as necessidades dos gatinhos e os riscos associados à esterilização. Assim, é necessário fornecer uma ração para gatos esterilizados que permita um desenvolvimento adequado, com grande segurança digestiva e que ajude a reforçar as suas defesas, ao mesmo tempo que permite o controlo de peso.
É também importante ter em mente que não é desejável que o seu gato ganhe peso de forma descontrolada, porque esta situação poderia alterar o seu corpo e causar problemas digestivos ou outros. Por conseguinte, é importante que tomemos medidas para prevenir a obesidade.
Os gatos tendem a regular a sua ingestão de ração ao longo do dia, e é muito raro que um gato que tenha comida disponível à vontade termine a dose de uma só vez. Por outras palavras, eles são, na sua maioria, animais auto-regulados a este respeito.
No entanto, deve evitar que o comportamento do seu gato mude após a esterilização: controle a quantidade de comida que dá ao seu gato.
Verifique também qual é a quantidade correta com o seu veterinário ou através da informação disponível no pacote de ração para gatos esterilizados. E certifique-se de que o seu gato não tem mais do que a dose recomendada disponível pelas suas características e estimulado para fazer exercício.
Gatos esterilizados com mais de 7 anos de idade
A partir dos 7 anos de idade, embora não haja sinais de envelhecimento, o felino começa o processo de maturidade e as primeiras mudanças começam a ter lugar. As células do corpo já não são renovadas tão eficientemente, embora o processo varie de órgão para órgão e de indivíduo para indivíduo.
Nesta idade, a ração pode ajudar a manter a sua vitalidade graças a um impulso de antioxidantes. Ao mesmo tempo, devido ao seu estado, é necessário um teor de gordura controlado e racionamento adaptado na sua alimentação para gatos esterilizados.
Por outro lado, dada a tendência dos gatos esterilizados para engordar, recomenda-se que não deixem de se exercitar.
Os gatos são autónomos na sua atividade e movimento e muito independentes. Contudo, pode encorajar ou proporcionar situações em que o seu gato possa brincar e correr por aí. Brinquedos adequados para se moverem pela casa e concentrarem o seu instinto predatório são interessantes para controlar o seu peso e libertar energia.
Gatos esterilizados a partir dos 12 anos de idade
Os efeitos da idade tornam-se mais visíveis a partir dos 12 anos de idade. Eles são os gatos mais velhos e precisam de mais atenção da sua parte. A partir desta idade, ocorre o envelhecimento celular, levando a uma deterioração da função dos órgãos e das capacidades sensoriais.
Para combater o envelhecimento, as rações para gatos mais velhos esterilizados podem incluir uma maior ingestão de antioxidantes e maiores níveis de ácidos gordos. Além disso, o fósforo reduzido pode ajudar a proteger a função renal. Finalmente, o consumo de energia deve continuar a ser monitorizado para manter o peso ideal.
Opções de ração para gatos esterilizados
É de notar que este tipo de ração tem uma menor ingestão calórica e foi concebido para gatos esterilizados que não desempenham funções reprodutivas. Mas o facto de ser uma ração de baixas calorias não significa que não esteja a fornecer ao seu gato todas as substâncias e nutrientes de que necessita para que os seus órgãos funcionem corretamente.
Existe uma vasta gama deste tipo de ração no mercado, que também tem em conta a idade do felino, uma vez que as necessidades nutricionais variam de acordo com cada etapa da vida.
Um exemplo é NATH, a marca de alimentos superpremium para animais de estimação que:
- Ajuda a prevenir doenças
- Melhorar a saúde em geral
- Dá e prolonga qualidade de vida e anos de vida
- Reforçar o sistema imunitário
Se o seu gato tem estilo, não há dúvida, este é o alimento para si: NATH Comida esterilizada, seca com frango e arroz. Os ingredientes também incluem taurina, glucosamina e condroitina. Para esta necessidade especial, foi adicionada a DL-metionina para prevenir a formação de cristais e manter um sistema urinário saudável e, finalmente, a L-carnitina estimula a transformação da gordura em energia, ajudando a controlar o peso.
Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt