Características do Grand danois
Origem do Grand danois
Esta raça é de origem alemã e tem origem no bullenbeisser, uma raça de cães caçadores de pelo curto e tigrado já extinta. Ao longo dos anos, estes cães foram cruzados com outra raça e deram lugar ao Grand danois.
A raça tem mais de quatro séculos de história e acompanharam a realeza como cães de guarda desde os seus inícios. Nas suas origens, eram conhecidos entre a nobreza por conseguirem caçar javalis selvagens. Hoje em dia são muito comuns nos núcleos urbanos.
A origem do seu nome é desconhecida, já que faz alusão à Dinamarca, quando a raça não pertence a esse país. Este é o motivo pelo qual os alemães trocaram o nome da raça no século XIX e passaram a chamá-lo dogue alemão.
Grand danois e Dogue Alemão são a mesma raça?
Sim, o Grand danois e o Dogue Alemão são a mesma raça. Além disso, também podem ser chamados de Alano Alemão.
Este último nome deve-se aos Alanos, um grupo étnico russo dedicado ao gado. Diz-se que estes viviam em carros e se alimentavam de leite e sangue. Esta tribo tinha uns cães que utilizavam nas suas tarefas. Os russos levaram essas raças para a Alemanha, sendo os antecessores do Grand danois.
Tipos
Existem diferentes tipos de Grand danois de acordo com a cor do seu pelo. Este é sempre grosso, curto e brilhante. Contudo, pode apresentar certas diferenças.
Cores do Grand danois
Em primeiro lugar está o Grand danois Arlequim. Este tipo é de cor branca com manchas negras de forma quadrada ao longo do seu corpo. Esta manchas não são demasiado grandes e algumas podem ter a cor acinzentada. Os olhos do Grand danois Arlequim podem ser azuis ou um de cada cor. Também podem ser castanhos. O Platten também é branco com manchas negras, mas as manchas têm uma forma redonda.
Outro tipo de Grand danois é o Merle. Este também tem manchas, pelo que a diferença relativamente ao arlequim, é o fundo acinzentado e as manchas serem negras. O peito é branco. Esta pelagem dá-se de acordo com a genética do pai e da mãe. É importante ter em conta o risco de cruzar dois Merle, já que os descendentes podem correr o risco de sofrer patologias. No que diz respeito aos seus olhos, podem ser castanhos ou azuis.
O Grand danois Negro é um tipo muito raro. É completamente negro, salvo por uma mancha branca no peito. Dependendo do exemplar, esta mancha pode ser de maior ou menor tamanho e adquirir diferentes formas. Além do mais, alguns também podem ter mãos e pés brancos. Os seus olhos nunca são azuis, mas castanhos, mais ou menos claros.
O Boston também é de cor negra, mas tem partes brancas ao longo do seu corpo. Os seus olhos também são castanhos, mas a sua cara apresenta uma grande mancha branca na zona do focinho.
Por último estão o Leonado, o Tigrado e o Azul.
Qual é o maior Grand danois do mundo?
Freddy, um de Grand danois britânico, é considerado o maior cão do mundo. Medindo mais de dois metros desde a cabeça à cauda.
Carácter do Grand danois
O Grand danois é uma raça simpática, carinhosa e muito fiel aos seus donos. Apesar do seu grande tamanho, não é necessário ter medo dele, uma vez que não é agressivo. A sua única particularidade no que diz respeito ao seu caráter é que tem fobia à água. São brincalhões, mas calmos e tranquilos.
Cachorros Grand danois
Enquanto cachorro, é importante que o Grand danois se relacione com humanos e outros cães, para que assim possa desenvolver a sua personalidade corretamente. De facto, são cães que não gostam de maneira alguma da solidão, podendo mesmo sofrer de uma perturbação de ansiedade de separação.
Saúde e cuidados
Estes cães podem sofrer de algumas doenças como a torsão gástrica ou displasia das ancas. Por isso, é importante cuidar deles corretamente.
Cuidados básicos
Para que o seu pelo esteja saudável e consiga eliminar os emaranhados deve ser escovado uma vez por mês. Não se deve dar banho em excesso ao Dogue Alemão, uma vez por mês é suficiente. Como em todas os animais de estimação, devem ser administradas as vacinas necessárias.
Alimentação
A alimentação deve ser equilibrada para que os seus ossos se desenvolvam corretamente. A ração deve ser selecionada por um veterinário para que conte com todos os nutrientes necessários.
O Grand danois é propenso a sofrer de torsão gástrica, uma patologia na qual o estômago gira sobre o seu próprio eixo. Por isso, devem dar-se várias porções ao longo do dia e distribuir nestas doses a alimentação diária.
Adoção de um Grand danois
Tende a ser um cão muito chamativo, o Grand danois não é uma raça para toda a gente. Este tipo de cão necessita de viver em casas amplas com jardim, tendo em conta o seu tamanho. Visite kiwokoadopta.org e conheça todos os animais que existem para adoção.
Lembre-se que nas nossas lojas Kiwoko e na nossa página web encontrará tudo o que precisa para os cuidados do seuGrand danois. |