Decidiu-se por fim a ter um gato como animal de companhia? Boa escolha! Irá proporcionar-lhe companhia infinita, embora no geral sejam animais de estimação de carácter e natureza independentes.
É normal que o gato, nos primeiros dias após a chegada ao seu novo lar, esteja um pouco desorientado, já que para ele tudo é novo. Assim, precisará de muita paciência, atenção e cuidados até que se sinta confortável e se adapte ao seu novo espaço.
Para lhe dar as boas-vindas convém proporcionar-lhe um espaço onde se instalar, comida específica e muitas demonstrações de carinho, sem no entanto o sufocar. De seguida, contamos-lhe o que deve preparar para receber o seu novo animal de estimação.
Recomendações para o cuidado dos gatos
Preparar a casa para dar as boas-vindas ao seu gato
- Os gatos são animais inquietos e depressa notará que se enfiam em todos os cantos. Face a este carácter aventureiro, teremos de tomar certas medidas de precaução, fechando as varandas, portas e janelas ou procurando alternativas como as redes ou algum tipo de barreira para evitar saltos e quedas.
- Outro perigo com que o gato se pode deparar ao explorar a casa são os produtos tóxicos, os quais podem estar ao seu alcance por algum descuido (cuidado com plantas como o louro, filodendros, Amarílis ou inseticidas e medicamentos) obviamente há que evitar a todo o custo a ingestão destes produtos ou de qualquer outro objeto com o qual se possa engasgar.
- Também há que ter cuidado e controlar o nosso gato quando está próximo de um foco de calor como o recuperador de calor, o forno ou placa vitrocerâmica.
- No que diz respeito ao mobiliário e à decoração da casa, sobretudo dos objetos decorativos frágeis que se podem partir, é necessário resguardar os que estão ao alcance do mesmo, já que pode passar ao lado e parti-los sem querer.
- Algo com que ficam encantados é os fios, cordas e cordões… Embora se divirtam muito com eles, podem chegar a engasgar-se ou a ferir-se ao excitarem-se demasiado, não deixe que brinquem com este tipo de artigos sem a sua supervisão.
- Se tiver crianças em casa, é preciso ensinar-lhes que os respeitem. Embora tenham muita paciência, não suportam puxões do rabo, sustos e formas de pegar inadequadas.
- E, por último, se já tem outros animais de estimação no lar, é preciso prestar especial atenção aos que possam constituir uma presa para o seu gato: pássaros, peixes ou pequenos roedores. Não se esqueça que são predadores natos, pelo que terá de proteger o habitat dos pequenos animais e mantê-los sempre separados dos felinos.
- Após ter removido todos os possíveis “perigos” com os quais o seu gato se possa deparar, é hora de pensar no seu bem-estar. Escolha uma zona da casa para que durma e brinque e outra para colocar a sua caixa de areia, onde possa satisfazer as necessidades fisiológicas sempre que precise.
Cama
Um dos aspetos que deverá preparar de antemão é a caminha, acomode o seu gato num lugar tranquilo e seguro para descansar, afastado de correntes de ar e de fácil acesso. Os gatos precisam de muitas horas de sono; como tal, ofereça-lhe uma cama de qualidade para o seu descanso.
Leito
Outro elemento básico que o seu gato precisará desde o primeiro minuto é a caixa de areia para fazer as suas necessidades. Existem diferentes tipos de areias para gatos, após ter escolhido a que mais lhe convém, terá de a espalhar pelo fundo da caixa até que fique com a quantidade suficiente para absorver a urina e o seu gato possa escavar para ocultar as fezes. Coloque a caixa de areia num lugar calmo e ao qual possa aceder com facilidade.
Não é aconselhável dar banhos muito frequentes ao gato, nunca mais de uma vez por mês e sempre com champô específico para gatos. Só deve tomar banho após ter a vacinação completa. Dar-lhe banho em excesso fará com que elimine a película protetora da pele e pode provocar-lhe dermatites e problemas de pelo.
Raspador
Os gatos precisam de arranhar por questões fisiológicas; como tal, se quisermos conservar os móveis da casa a são e salvo, há que proporcionar ao nosso gato uma ferramenta que permita arranhar tudo o que quiser. Para tal terá de escolher o melhor raspador para o seu gato.
Brinquedos
Os gatos são animais muito curiosos e inquietos e precisam de brincar. Como tal, para as suas horas de atividade, ofereça-lhe brinquedos que o ajudem a desenvolver o instinto felino como o de perseguir ou caçar as suas presas.
Alimentação
O que comem os gatos?
Para que o gatinho cresça saudável, é fundamental que o seu alimento seja de qualidade e dar-lhe a quantidade adequada ao tamanho e à idade. É imprescindível que tenha três recipientes, um para a comida seca, outro para a comida húmida e um último para a água, que deve trocar com frequência para que esteja fresca e limpa. Para os manter limpos, deve lavá-los sempre após cada utilização. Se o seu gatinho for bebé, pode dar-lhe leite desde o nascimento até ao desmame.
Quando são bebés, escolha um alimento especial com o croquete adaptado ao tamanho da sua boca e dentes, e os valores nutricionais aptos para o seu desenvolvimento correto.
A alimentação húmida é um complemento ideal para a sua dieta, os gatos adoram-na graças à sua alta palatabilidade.
De que precisam? Kit de boas-vindas
Por último, fazemos-lhe um resumo dos artigos que o seu gatinho precisa para facilitar a adaptação ao novo lar:
Chegada a casa (artigos básicos)
- Alimento seco e húmido
- Areia/Leito
- Caixinha higiénica
- Berço/Iglu
- Comedouro
- Bebedouro
- Raspador
- Colar
- Caixa de transporte
Diversão
- Brinquedo (de corda, com som, etc.)
- Snacks
- Raspador
- Catnip
Higiene
- Escova, cardadeira e pente para o pelo
- Champô
- Corta-unhas
- Produtos dentários
- Malte
Esperamos que você e o seu gato tenham uma longa e feliz convivência. Não se esqueça de passar pelas nossas lojas Kiwoko onde encontrará tudo o que precisa para o seu bichano. É com todo o prazer que o aconselharemos sobre qualquer questão que tenha.