Este nome pode parecer engraçado, mas na realidade faz referência a uma síndrome que pode ter graves consequências para a saúde dos gatos.
Os especialistas consideram que se trata da síndrome do gato paraquedista quando um gato cai de uma janela ou varanda, sofrendo lesões secundárias devido à queda. O motivo pode ser uma mosca ou um pássaro que está a tentar caçar, mas também pode dever-se a um deslizamento do peitoril ou do corrimão.
Daí que é importante prestar atenção a este tipo saídas para o exterior. De seguida, iremos dizer-lhe diferentes maneiras de proteger as janelas da curiosidade dos gatos, e de como agir no caso de o gatinho sofrer alguma queda dessas alturas.
Como evitar as quedas de gatos das janelas?
Em primeiro lugar, deve-se ter em conta, que embora não haja uma predisposição por raça ou sexo para que os gatos caiam de uma janela, os gatos que não estão esterilizados e desejam sair à procura de uma fêmea no cio e aqueles gatos mais novos ou mais ativos, por falta de experiência ou de calma, têm mais probabilidade de sofrer este tipo de acidente.
Depois de esclarecer este ponto, existem diferentes formas de abordar esta problemática. A mais simples é impedir que o gato aceda aos cómodos onde haja alguma janela aberta. Pelo contrário, existem diferentes sistemas de contenção que podem ser úteis nos casos em que os gatos resistem a seguir as medidas de precaução anteriormente referidas.
Que sistemas de proteção de janelas para gatos existem?
Existem diferentes opções para proteger as janelas da curiosidade dos gatos como instalar redes de proteção, que por sua vez podem ser flexíveis, transparentes ou instaladas mediante clipes de fixação.
De igual modo, pode-se recorrer aos mosquiteiros para evitar que o gato salte pela janela. De igual forma, estas podem ser especiais para janelas de correr ou inclusive extensíveis.
Em qualquer um dos casos, o animal pode aproximar-se da janela e desfrutar do ar fresco sem qualquer risco de cair.
Se pelo contrário, as janelas são basculantes, quer dizer, que podem abrir-se de modo horizontal e vertical, a solução será instalar uma grade protetora.
E se for um espaço amplo, como acontece com as varandas, o melhor será optar por uma malha de segurança, especialmente se for metálica, que possa cobrir diferentes espaços ao redor do corrimão.
O que fazer quando um gato cai?
Apesar dos gatos terem um extraordinário sentido de equilíbrio que lhes permite cair de pé, nem sempre dispõem de tempo suficiente para virar durante uma queda da janela. Neste caso, o gatinho pode sofrer um traumatismo cuja gravidade varia em função da altura desde a qual caiu. Por isso, é importante tomar precauções extremas, especialmente se o animal já sofrer de alguma patologia que afeta o seu sistema nervoso, o que faz com que seja mais suscetível de ter um acidente.
Se apesar de tudo, o gato cai de uma janela, a primeira coisa a fazer é resgatá-lo. Um detalhe a ter em conta é que a rua é um terreno que não costuma conhecer, de modo que estará assustado. E mesmo que aparente estar bem, é recomendável recorrer ao seu veterinário para que o examine mediante uma radiografia no tórax e uma ecografia abdominal com as quais possa comprovar que está tudo em ordem.
Algumas das lesões mais comuns que pode sofrer um gato paraquedista são fraturas na anca, extremidades e mandíbula, além de traumatismos em órgãos internos. Pelo contrário, se o gatinho conseguir agarrar-se à parede na queda, pode chegar ao chão com alguma unha partida ou com pequenos arranhões.
No caso de não estar em casa no momento da sua queda, é fundamental que o gato tenha o seu microchip para que se alguém o encontrar, possa levá-lo a uma clínica veterinária onde possam localizar o seu dono.
Não se esqueça que a prevenção é sempre a melhor estratégia, de modo que deve reforçar a proteção das janelas de casa e manter o seu gatinho seguro. E se apesar de tudo, o gato cair pela janela e sofrer algum tipo de lesão, não hesite em recorrer a uma clínica veterinária Kivet.