Origem do Gato Siberiano
O gato siberiano tem a sua origem no sul da Sibéria, onde foram cruzados gatos selvagens que habitavam na floresta dessa região e gatos domésticos.
É considerada uma das raças de gato mais antigas do mundo, sendo inclusive relacionada com a Rússia Imperial, apesar de não existir documentação oficial que o comprove. Por sua vez, a Federação Mundial do Gato (WCF pelas suas siglas em inglês) reconheceu o gato siberiano como raça entre os anos 80 e 90.
Tipos de Gato Siberiano
Em função da cor que apresenta o seu pelo, podem diferenciar-se diferentes tipos de gatos siberianos.
Cor
O pelo do gato siberiano pode ser de diferentes cores e incluir padrões:
- Preto: uma das principais cores pelas quais se distingue esta raça do gato.
- Avermelhado: outra das cores predominantes.
- Cinza: é a cor resultante da variedade diluída do preto.
- Creme: o mesmo caso, mas vem do vermelho.
- Neva masquerade: apresenta um padrão de cor mais escuro especialmente visível nas orelhas, na cara, nas patas e na ponta da cauda.
- Tricolor: mistura de tons pretos, brancos e avermelhados.
- Tabby: de padrão tigrado.
Gato Siberiano bebé
Um gato siberiano bebé necessita de se exercitar para desenvolver a sua musculatura, além de necessitar consumir o seu nível de energia para se manter estimulado, pelo que os brinquedos são úteis. Isto é fundamental para evitar que caiam no sedentarismo e que, por tanto, tenda à obesidade. De facto, também é comilão.
Outra característica que determina o seu caráter é que o seu instinto que pode levar a que fuja, e ainda mais tendo em conta que os seus antepassados foram criados à intemperie. Portanto, não será má ideia mantê-lo vigiado.
Igualmente cabe destacar que é uma raça de gato que, mediante apresentações progressivas, se adapta perfeitamente à convivência com cães e crianças.
Carácter e comportamento do Gato da Sibéria
O gato siberiano distingue-se por ser uma raça inteligente, já que tenta compreender o seu dono e o que este lhe ensina. De igual modo, é um gato que procura a sua independência, mas também é carinhoso.
É importante mencionar que é um gato enérgico que necessita de uma rotina diária de exercício. Embora, o seu apetite seja proporcional tanto ao seu tamanho como ao seu nível de atividade. Daí que seja importante controlar o que come para evitar que fique com sobrepeso.
Como alimentar o Gato Siberiano de acordo com a sua idade?
As necessidades nutricionais do gato siberiano, da mesma forma que é com qualquer outra raça, são diferentes em função da etapa de vida em que se encontre.
Alimentação por etapas
Um gato siberiano bebé requere uma dieta especificamente formulada para gatinhos, tendo em conta que o seu conteúdo é rico em proteínas e vitaminas garantindo que cresça e se desenvolva otimamente.
Por sua vez, quando o gato siberiano se torna adulto necessita de uma ração ou comida húmida que o mantenha no seu peso ideal. Para isso, há que avaliar as porções que se dá e complementar essa dieta com uma rotina de exercício que combata o possível sedentarismo.
Finalmente, um gato siberiano sénior precisa de um alimento facilmente digerível para que absorva corretamente os nutrientes.
Saúde da raça
Dada a sua origem selvagem e ao facto da raça do gato siberiano não ter sido alterada pelo homem, este felino destaca-se por ter uma saúde de ferro, sem doenças hereditárias significativas. Contudo, não está livre de sofrer transtornos comuns que afetam todas as raças de gatos.
Patologias de saúde típicas nesta raça
Algumas das doenças que podem ser um risco para a saúde desta raça de gato são:
- Miocardiopatia hipertrófica: é o aumento do músculo cardíaco, que provoca uma insuficiência cardíaca, que por sua vez se pode traduzir em arritmias ou inclusive num edema do pulmão. Exames como uma ecografia e um doppler servem para diagnosticar esta doença e podem oferecer ao gato afetado um tratamento que melhore a sua qualidade de vida.
- Obesidade: o seu corpo robusto e a grossura do seu pelo podem dissimular uma possível subida de peso. Apesar disso, a tendência do gato siberiano a engordar é um facto, pelo que deve vigiar-se a quantidade de alimento que ingere, além de ter que realizar exercício diariamente.
Cuidados
Os cuidados básicos de um gato siberiano reduzem-se a manter o cuidado da sua pele.
Pelo
Tendo em conta o comprimento do seu pelo é recomendável escová-lo semanalmente para evitar nós e também a formação de desconfortáveis bolas de pelo ou tricobezoares.
Outro aspeto a ter em conta é o tema dos banhos. No caso do gato siberiano não convém dar-lhe banho com frequência, tendo em conta que assim eliminar-se-ia a camada de gordura que o mantém protegido contra o frio e a chuva. Pelo contrário, é mais aconselhável recorrer ao banho seco e que este seja realizado por um profissional.
Adoção de um Gato Siberiano
Se procura um gato forte, enérgico e carinhoso que também demonstre ter inteligência e ser independente ao desenvolver-se pela casa, então precisa de um gato siberiano. Por essa razão, recomendamos-lhe visitar a web de Kiwoko Adopta, onde poderá realizar uma pesquisa através dos filtros da idade, tamanho e cidade, onde o espera o que se irá converter o seu companheiro de vida.
Recorde-se que tanto nas lojas Kiwoko como em kiwoko.pt encontrará todos os produtos que necessita para cuidar do seu gato siberiano. |