Origem do Gato Birmanês
A origem do gato birmanês é incerta, mas existem várias hipóteses e lendas em torno dela. A mais lógica é que esta raça foi um presente que um padre deu aos missionários Gordon Russell e Auguste Pavie como demonstração de agradecimento por lhe salvar a vida e proteger o templo onde vivia do espólio e destruição.
Existe um rumor histórico acerca de um servo desleal que roubou uns gatos do Templo de Lao Tsun, a sua verdadeira origem, e que os entregou a Cornelius Vanderbilt, um multimilionário americano que os entregou à Madame Thadde Hadisch, que finalmente os assumiu como dela e os levou para Nice, França em 1920.
Por sua vez, a versão mitológica da origem do gato birmano conta que um sacerdote do império Quemer vivia com o seu gato num templo. Este sacerdote foi assassinado e o seu gato permaneceu ao seu lado o tempo todo. Por demostrar tal lealdade e fidelidade, a deusa dourada do templo conferiu ao seu gato uma série de características físicas como a cor azul safira dos seus olhos e o tom dourado do seu pelo. E uma vez transformado, diz-se que foi o mesmo gato que levou a alma do sacerdote ao paraíso.
Tipos de Gato birmanês
Embora o pelo do gato birmanês se caracterize por ser semi-longo e sedoso, existem diferentes variedades desta raça em função das cores:
Cor
Dentro desta característica podemos encontrar os seguintes padrões de cor e tons no gato birmanês:
- Seal point (castanho escuro): esta cor vai-se desenvolvendo de acordo com o crescimento do animal, pigmentando o rosto, as orelhas e cauda nas primeiras semanas de idade.
- Chocolate: possui um tom mais claro que o gato birmano seal point, puxando um pouco mais para o bege.
- Cinza-azulado: apresenta o tom diluído do seal, tipo grisalho.
- Creme: tom alaranjado claro.
- Avermelhado: tom alaranjado mais escuro.
- Lilás: a sua cor grisalha alcança tonalidades rosáceas.
- Variedade tartaruga: mistura de várias cores, como o seal e o avermelhado.
- Variedade tabby: caracterizada por apresentar linhas de diferentes cores.
O Gato Bebé Birmanês
Como qualquer gato bebé, um gato birmanês bebé requer uma atenção especial no momento de ser alimentado, precisando de um alimento especificamente formulado para a etapa de vida em que se encontra, que satisfaça as suas necessidades nutricionais. Isto é fundamental para garantir que o animal cresça e se desenvolva bem.
De igual forma, há que manter o seu pelo cuidado com escovagens regulares e de forma a que o gato associe esta rotina de higiene a uma experiência positiva. Contudo, também é benéfico estimular o gato birmano bebé através de brinquedos que o mantenham ativo.
Carácter e comportamento da raça
O gato birmanês costuma ser muito carinhoso uma vez que foi criado como gato de companhia durante gerações. Daí que tolera mal a solidão. É um gato dócil e se miar o fará de forma suave.
Também cabe destacar que é uma raça de gatos inteligente e curiosa e ao mesmo tempo tranquila e equilibrada. Deste modo, é um gato ideal para famílias com crianças e outros animais de estimação com as quais passa horas a brincar, além de aprender diferentes habilidades de acordo com o que se vai ensinando.
Como alimentar o Gato Birmanês de acordo com a sua idade?
As necessidades nutricionais de um gato, independentemente da sua raça, não são as mesmas sendo bebé ou sénior. Em cada fase da sua vida, o gato requer uma série de nutrientes em quantidades específicas.
Alimentação por etapas
Como já adiantamos, um gato birmanês bebé precisa de uma dieta especificamente formulada para gatos bebés, tendo em conta que o seu conteúdo em proteínas e vitaminas é o adequado para garantir que se desenvolva bem. Também há que considerar que o alimento deverá evitar problemas renais, tendo em conta que os gatos costumam sofrer dos mesmos, ao ser rico em cálcio e fósforo.
Por sua vez, um gato birmanês adulto necessita de uma ração ou de uma comida húmida que o mantenha no seu peso ideal. Para isso, a L-carnitina é fundamental. De igual modo, há que medir a quantidade de alimento que lhe dá e complementar esta dieta com uma rotina de exercício para combater o sedentarismo do animal.
Entretanto, um gato birmanês sénior requere um alimento de fácil digestão para absorver os nutrientes. Tendo em conta que o seu nível de atividade se reduz consideravelmente em comparação com a sua etapa de bebé e de adulto, a quantidade de gorduras deve ser proporcional ao seu estilo de vida, sem esquecer de um alimento que evite a formação de desconfortáveis bolas de pelo ou tricobezoares, também é conveniente.
Saúde do Gato Birmanês
O gato birmanês costumar ter uma boa saúde, mas há uma série de afeções que podem comprometer o seu estado de saúde.
Patologias de saúde típicas nesta raça
O gato birmanês é mais propenso a sofrer de miocardiopatia hipertrófica, a forma mais comum de cardiopatia em gatos que se caracteriza por uma má contração das paredes do seu coração.
De igual forma, esta raça de gato pode herdar a doença renal poliquística, uma perturbação que provoca o crescimento de quistos nos rins, algo que pode conduzir a uma insuficiência renal.
Como prevenir as patologias anteriores
Em qualquer dos casos anteriormente criados, o importante é recorrer ao veterinário, que irá realizar no gato uma série de exames, como análises de sangue, com o objetivo de diagnosticar a doença em questão e medir o alcance do seu dano. É igualmente fundamental seguir o calendário de vacinas e de desparasitação do gato.
Cuidados
De seguida enumeramos os cuidados específicos que um gato birmanês requer, e que basicamente se reduzem à manutenção do seu pelo.
Pelo
Dado que tem um pelo semi-longo, fino e sedoso, o recomendável é escová-lo regularmente para assim o manter suave e brilhante. Para isso, é aconselhável utilizar uma escova de aço. E na mudança de estação, é importante aumentar a frequência com que escova o seu pelo.
Adoção de um Gato Birmanês
Depois de descobrir a sua curiosa historia e tendo em conta que se trata de uma raça de gato amigável que adora brincar, pode ter considerado a adoção de um gato birmanês, e ainda mais se vive num ambiente familiar com crianças e outros animais de estimação.
Recorde-se que nas lojas Kiwoko e em kiwoko.pt poderá encontrar tudo o que é necessário para manter o seu gato birmanês devidamente cuidado. |