British Shorthair: Origem, cuidados e características

Nome: British Shorthair 
Origem: Inglaterra
Esperança média de vida: 10 - 15 anos
Cor: Diversas cores e padrões
Pelo: Curto, denso, fofo
Tamanho: Médio - grande
Peso: 5 - 9 kg
Temperamento: Tranquilo, doce, brincalhão
Necesidades: Brincadeira diária, mimos
Perfeito para: Crianças, outros animais de estimação

British Shorthair (britânico de pelo curto) é uma raça de gato britânica que durante os últimos anos chamou a atenção de muitas pessoas. No final de contas, é um felino de porte elegante e imponente, mas muito amigável e brincalhão, capaz de encaixar em qualquer ambiente e composição familiar.  

Origem do British Shorthair 

O gato British Shorthair é considerado, provavelmente, a raça mais antiga de Inglaterra. A origem da sua linhagem remonta a séculos atrás, desde o Império romano que levou consigo os seus gatos domésticos e os cruzou com os felinos nativos da ilha. 

Contudo, foi durante o século XIX, quando a sua popularidade alcançou o seu grande auge ao bater os records em competição, com o que até então era uma das raças mais conhecidas do mundo: o gato persa. Nos finais deste século, Harrison Weir fundou a Cat Fancy especificamente para a criação desta raça e foi a sua primeira participação nas exposições felinas. 

Tipos de British Shorthair 

Mesmo que todas as variações desta raça se mantêm bastante homogéneas no que diz respeito ao carácter, o tipo de pelo, o tamanho e o peso, também existem múltiplos tipos de gato British classificados de acordo com a diversidade das cores e padrões que apresentam. 

Cor 

Talvez os mais comuns (ou simplesmente os mais populares) são o British Shorthair azul e o gato British cinza. Ambos costumam desenvolver uns característicos e penetrantes olhos amarelado ou acobreados. 

Contudo, também existe o gato British de olhos azuis, o British Shorthair branco e outras variedades que incluem o preto, vermelho, canela, prata, dourado, creme e chocolate. De facto, também existem British Shorthair com cores combinadas que formam padrões bicolores, tabby e shaded. 

Tipo de pelo 

raça de gato British mantém-se uniforme no que diz respeito ao seu pelo, já que sem importar o tipo de cor, é sempre curto, denso e fofo com uma textura geral muito compacta. Cabe ressaltar a curiosidade de que o gato britânico de pelo curto desenvolve um pelo mais sedoso que os gatos comuns de pelo curto.  

O cachorro de British Shorthair 

Um gato British bebé costuma ser muito mais brincalhão e carinhoso em comparação com os adultos. Tendo em conta que são bastante saudáveis, não requerem cuidados exigentes para alcançar a maturidade sexual (aos 2 anos aproximadamente) sem complicações. 

Contudo, devido à sua natureza complexa, convém garantir uma alimentação rica em proteínas durante os primeiros anos de vida para zelar pelo seu bom desenvolvimento muscular. 

Carácter e comportamento da raça 

gato British com carácter mal-humorado, amargo ou desinteressado simplesmente não existe. Apesar de ser uma raça grande e ter uma fisionomia ligeiramente musculada, este felino tem bons comportamentos com praticamente qualquer outro ser vivo. 

É capaz de socializar com bebés, crianças e inclusive com outros animais de estimação da casa e animais que possa esbarrar na rua. Assim, por exemplo, se um gato British cachorro for morar numa casa onde há um cão não deveria ter nenhum problema.  

De modo geral, desenvolvem um carácter muito brincalhão, carinhoso, amoroso e em determinadas ocasiões podem exigir muitos mimos e carícias, mas sem chegar ao extremo de serem muito pegajosos. De facto, se ele se cansar vai logo para a cama mesmo a meio de uma brincadeira.

Como alimentar um gato British Shorthair de acordo com a sua idade? 

Os gatos British bebés, adultos e de idade avançada requerem alimentações diferentes para garantir uma adequada nutrição ao longo das suas vidas. Neste sentido, é importante prestar atenção a um programa de alimentação por etapas

Alimentação por etapas 

A alimentação por etapas para o gato britânico de pelo curto é composta por três fases generais, que são: 

  • Cachorro British Shorthair: conteúdo proteico necessário para o ótimo desenvolvimento da musculatura que caracteriza a raça. Também necessita de vitaminas, minerais e complexos que fortaleçam o sistema imunitário. 
  • British Shorthair adulto: alimentação mais focada no cuidado da pele e do pelo, assim como nas articulações, sem deixar de lado o necessário conteúdo proteico.  
  • British com mais de 10 ou 11 anos: privilegiam-se as vitaminas e minerais essenciais para manter a vitalidade do felino, com Ómega-3 para conservar a qualidade do pelo e da pele. 
loading

A saúde do British Shorthair 

Seja um gato British Shorthair branco ou de qualquer outro tipo, esta raça caracteriza-se por ser uma das mais saudáveis no mundo. Por isso, não é de estranhar que também esteja entre as mais longevas, sendo capaz de superar os 10 anos com facilidade e até alcançar os 15. Não obstante, isto não significa que estejam livres de sofrer algumas doenças. 

Patologias de saúde típicas nesta raça 

  • Doenças articulares 
  • Doenças cardíacas 
  • Hemofilia B (doença sanguínea) 
  • Doença renal poliquística 

Como prevenir as patologias anteriores 

  • As patologias articulares podem ser evitadas com uma alimentação rica em vitaminas, glucosamina e sulfato de condroitina. 
  • Elementos como os antioxidantes, eicosapentaenoico, docosahexaenoico e L-carnitina contribuem para a saúde do coração, que por sua vez ajuda a prevenir a Hemofilia B. 
  • Um exame de ultrassom a partir da décima semana de vida é recomendável para detetar uma possível predisposição para sofrer uma infeção renal poliquística. 

Cuidados 

É aconselhável ir ao veterinário se adotas um British Shorthair, assim como também regulamente durante toda a sua vida para detetar possíveis infeções subjacentes, que podem ter um impacto negativo se não forem tratadas. Mas, de modo general, os cuidados desta raça são simples: 

  • Dosagem da comida para prevenir a obesidade 
  • Água limpa e fresca diária 
  • Cama própria 
  • Caixa de areia longe da comida e num local ventilado 
  • Arranhador para a manutenção natural das unhas 
  • Escova de pontas metálicas para eliminar o pelo morto e evitar que o ingira ao lamber-se. 
  • Desparatizações internas e externas por dia 
loading

Adoção de um British Shorthair 

Os gatos British Shorthair para adoção ganharam cada mais popularidade no mundo. Isto é resultado da mistura entra a sua forte musculatura e o seu tamanho imponente, com o seu pelo fofo e postura meiga e sociável.

Sem lugar para dúvidas, é uma opção popular para quem já tem um animal de estimação ou para casais que têm ou desejam ter um bebé. Além do mais, o British Shorthair pode adaptar-se tanto à vida no campo como a pequenos apartamentos. 

Se está decidido a adotar um destes gatos, visite protetoras e canis locais e encontre o seu felino ideal entre todos os que estão à espera de encontrar uma família.
loading
Etiquetas: