Origem do Boston Terrier
A popularidade das competições sangrentas na Inglaterra do século XIX levou a que cruzassem um Bulldog Inglês e um já extinto Terrier branco inglês, para assim conseguirem uma raça forte que serviu para as brigas de cães, além dos concursos de caça de ratos.
O primeiro exemplar desta raça foi vendido a um americano que o levou até Boston. A partir de então a criação seletiva desta raça o transformou num cão de companhia menor e doce.
Foi reconhecida como raça de cão pelo Boston Terrier Club of America em 1891 e pelo American Kennel Club dois anos depois. De facto, a sua popularidade foi tal que esta raça foi o animal de estimação oficial da Universidade de Boston durante quase 100 anos.
Tipos de Boston Terrier
Note-se que dependendo da criação, existe a possibilidade de surgir uma variante desta raça de cão como é o caso do Boston Terrier Mini, que possui um tamanho mais reduzido que o original.
E apesar do pelo desta raça se caracterizar por ser curto, liso e brilhante, este também pode ter diferentes cores, tonalidades e padrões.
Cores
Entre as cores mais destacadas que pode ter o seu pelo estão o preto com manchas brancas ou com um tom avermelhado. Além do Boston Terrier preto, também se pode encontrar o Boston Terrier marrom e o Boston Terrier Blue ou de tom azulado.
Carácter do Boston Terrier e comportamento
Se esta raça se destaca por algo, é pelo seu carácter afetuoso, o qual compartilha com toda a família, especialmente com as crianças, com quem gosta de estar no momento de brincar.
No que diz respeito à brincadeira, esta raça é um mestre, tendo em conta que o seu nível de energia faz com que esteja sempre pronto para a ação. Agora, uma vez satisfeito, é um cão que sabe manter-se tranquilo.
Conselhos de treino e educação
De igual modo que acontece com as crianças, o Boston Terrier costuma dar-se bem com outros cães, sobretudo se foi educado corretamente.
Este processo de treino é importante para evitar diferentes tipos de comportamento, como que fique demasiado apegado ao seu dono ou não tolere as suas ausências temporais em casa. Cabe mencionar também que é um cão teimoso.
Contudo, algo que joga a favor desta raça é que é atenta e que se adapta com relativa facilidade a ambientes de mudança, pelo que é capaz de absorver rapidamente as ordens.
O cachorro de Boston Terrier
O Boston Terrier cachorro destaca-se pelo carácter alegre e amigável, atitude que lhe permite interagir com crianças, pessoas mais velhas e também com outros animais de estimação, apesar de ser fundamental que socialize precocemente para evitar qualquer tipo de incidente.
É importante que esta raça de cão tenha uma rotina de exercício físico para se manter em forma, além de equilibrado.
Como alimentar um Boston Terrier de acordo com a sua idade?
Todos sabem que as necessidades nutricionais de um cão variam em função da etapa vital em que se encontram e passa-se o mesmo com a raça Boston Terrier.
Cachorro
O Boston Terrier cachorro deverá seguir uma dieta formulada a partir dos principais nutrientes para garantir que cresce e se desenvolve corretamente. Para isso, uma ração para cachorros é a opção ideal.
Adulto
Por sua vez, o Boston Terrier adulto terá que ser alimento através de uma ração ou comida húmida rica em ingredientes, como os mirtilos ou a abóbora, que sejam bons para a visão. A razão é que esta raça de cão é propensa a sofrer de afeções oculares.
Sénior
Por último, mas não menos importante, será recomendável que o Boston Terrier sénior disponha de um alimento equilibrado que se adapte ao seu nível de energia e atividade física. Desta forma, manterá cuidadas as suas articulações contra o sedentarismo que possivelmente vai experimentado com o avançar da idade.
Saúde da raça Boston Terrier
Esta raça de cão é suscetível de contrair diferentes infeções às quais se deve prestar atenção.
Patologias de saúde típicas do Boston Terrier
Em primeiro lugar, se o seu rosto está extremamente esmagado poderá ter dificuldade para respirar.
De igual modo, a forma dos seus olhos faz com que seja propenso à vermelhidão e à irritação, além de cataratas, úlceras corneais e glaucoma.
Outra patologia comum é a luxação da rótula e em qualquer um dos casos é imprescindível recorrer a um veterinário para conseguir um tratamento eficaz.
Cuidados
A raça Boston Terrier não exige grandes cuidados, apenas basta dar atenção à manutenção do seu pelo e das suas unhas.
Pelo
Uma escovagem semanal ajudará a eliminar o pelo solto, além de promover o crescimento do pelo novo e distribuir os óleos da pele por todo o pelo de modo a mantê-lo saudável.
Outros
Um detalhe a dar atenção é o corte das suas unhas, algo que deve ser feito com regularidade tendo em conta que se crescerem demasiado pode causar-lhes dor, além de problemas no momento de andar.
Adoção de um Boston Terrier
Se procura um cão carinhoso e brincalhão que possa ser treinado, que conviva tanto com crianças como com outros animais de estimação e se adapte facilmente às mudanças de ambientes, então precisa de adotar um Boston Terrier.
Por isso, se está a pensar adotar um, recomendamos-lhe visitar protetoras de animais onde poderá procurar um exemplar desta raça que espera por uma família.
Não se esqueça que nas lojas Kiwoko e em kiwoko.pt encontrará um grande variedade de produtos para cuidar e mimar o seu Boston Terrier. |