Feliz Dia Mundial do Animal!

Há já 90 anos em que foi declarado o Dia Mundial do Animal por iniciativa da Organização Mundial de Proteção Animal num congresso celebrado em Viena. O objetivo desse dia é consciencializar a sociedade para o desaparecimento de espécies e apresentar soluções perante a má situação de muitos animais urbanos.

É verdade que há muito trabalho pela frente, mas também é verdade que graças à informação na internet e à evolução ética e moral das pessoas desta última década, cada dia são mais os que respeitam e amam todos os animais do planeta, lutando para lhes dar uma vida melhor.

Os animais de estimação têm contribuído para que as pessoas despertem sensibilidade e empatia animal, consciencializando-se dos direitos dos animais e ser ainda mais ativos em prol do seu bem-estar.

A celebração da vida animal

Diferentes culturas à volta do mundo reconhecem a importância e a contribuição dos animais na vida no nosso planeta. Todos e cada um deles, nas suas diferentes formas, cumprem funções essenciais que afetam diretamente o ecossistema, como a de polinizar, decompor os resíduos ou simplesmente manter de forma sustentável o equilíbrio biológico.

Esta biodiversidade influi, para além disso, sobre a viabilidade de que exista vida na Terra dado que os animais têm um papel crucial nos fenómenos que garantem as condições adequadas para a vida.

Assim, qualquer alteração, por mínima que seja, compromete a supervivência da nossa própria espécie. Uma exploração excessiva dos recursos naturais ou a contaminação da terra, da água e do ar podem supor um desajuste de proporções catastróficas que resulte numa piora da qualidade de vida ou na extinção da mesma tal como a conhecemos.

Por tudo isto, com a celebração do Dia Mundial do Animal também se incentiva a consciencialização para conservar o habitat das diferentes espécies animais à volta do mundo, juntamente ao começo de programas de investigação que permitem conhecer mais e tratar melhor os animais com os quais convivemos e dos quais depende a nossa própria existência.

Quando se comemora o Dia Internacional dos Animais?

A inspiração desta celebração vem de Heinrich Zimmermann, escritor de uma revista intitulada “Hombre y perro” (“Homem e cão”), que utilizava este meio como plataforma para promover o conceito de bem-estar animal.

Durante um dos congressos organizados a 4 de outubro de 1929, pela Organização Mundial de Proteção Animal, foi aprovada esta data para comemorar anualmente o Dia Internacional dos Animais.

Porque se celebra a 4 de outubro o Dia do Animal?

Fixar o 4 de outubro como Dia Mundial dos Animais fui uma decisão estratégica com o objetivo de coincidir com a celebração da festividade cristã em honra a São Francisco de Assis, um dos grandes defensores da fauna, que em 1980 foi declarado pelo Papa João Paulo II como protetor dos animais.

Este santo nasceu em 1182 na povoação italiana de Assis e dedicou a sua vida ao serviço do próximo, fosse humano ou animal. Por isso, não é de admirar que se tenha tornado como referência a data em se comemora a sua obra como Dia dos Animais em prol da promulgação dos seus direitos.

Porque é tão importante o Dia Mundial do Animal?

O reconhecimento e a celebração desta data já tem décadas a impulsionar uma série de alterações realizadas em diferentes âmbitos da sociedade, com o objetivo de preservar a fauna que habita o nosso planeta.

Tanto hábitos da nossa rotina diária como leis promulgadas por governos de todo o mundo estão a adaptar-se continuamente para atingir tal objetivo. Um exemplo disto é a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, aprovada pela Organização das Nações Unidas a 15 de outubro de 1978, que pressupôs um passo em frente para evitar e perseguir os atentados cometidos contra os animais. Também a aprovação da proposta de lei, na legislação espanhola, na qual os animais deixaram de ser considerados coisas, desde o passado 21 de abril de 2021.

A estas iniciativas juntaram-se mais tarde ativistas e sociedades protetoras internacionais para continuar a denunciar a situação em que, atualmente, muitos animais continuam a viver sem conformidade com a lei, que os ampara em diversos países.

Outro aspeto importante a ter em conta é o trabalho realizado por grandes zoólogos, como a premiada Jane Goodall ou o caso de Félix Rodríguez de la Fuente que conseguiram destacar os benefícios que oferece a interação correta entre humanos e animais.

Deste modo, são muitos os avanços que resultaram em torno da proteção da vida animal, especialmente no que se refere à consciencialização pelo seu bem-estar, sejam animais de estimação, gado ou animais selvagens.

Assim, tal como defende a “Animanaturalis Internacional”, organização dedicada à divulgação da informação necessária para a convivência pacífica entre humanos e animais, “o propósito do Dia Mundial do Animal é lembrar a importância com as outras espécies animais, com as quais partilhamos o planeta, criando assim uma cultura de respeito que trata de fazer este mundo um sítio mais justo para todos.”

Etiquetas: