O mundo das aves exóticas e tropicais é fascinante. Por um lado, as suas cores e sons alegres tornam-nos muito atraentes para os amantes dos pássaros, por outro, são um excelente animal de companhia. Poderá passar horas e horas a observar o seu majestoso bater das asas e movimentos breves e rápidos. São maravilhosos! Convidamo-los a conhecê-los um pouco mais.
Recomendações para o cuidado dos pássaros exóticos
Uma vez que vêm de lugares longínquos, a primeira dúvida que lhe pode surgir ao levar uma ave exótica para casa é a sua capacidade de adaptação. Apesar do seu aspeto frágil, são pássaros muito resistentes e com uma grande capacidade de ambientação aos novos lares. No entanto, para que a sua chegada a casa seja mais fácil, o melhor é que nos encarreguemos de otimizar ao máximo o ambiente para dar as boas-vindas aos nossos novos amigos.
Estes pássaros de cores vibrantes e chamativas são animais muito sociáveis, adoram viver em grupo -pense que desta forma nunca estarão sozinhos e poderão divertir-se quando não estiver por perto-. Além disso, são ideais para toda a família, se tiver crianças em casa, a partir dos seis anos, poderá delegar algumas tarefas dos cuidados, assim as crianças aprenderão novos valores e sentir-se-ão importantes ao desempenharem algumas das responsabilidades que fazem parte dos seus cuidados.
Gaiola e acessórios
Como deve ser a gaiola de um pássaro exótico?
Como sempre, o nosso conselho é que lhe ofereça as melhores condições para o criar e que viva o mais cómodo possível. Isto obtém-se dando-lhe todo o espaço que se possa permitir, quanto maior for a gaiola e mais puder voar, melhor para ele. O aviário tem de ter no mínimo 50 cm x 40 cm x 60 cm para que possam brincar dentro dele.
Onde colocar a gaiola de um pássaro exótico?
Nunca coloque a gaiola à luz solar direta, é melhor mantê-la afastada de correntes de ar e no exterior à sombra, sempre que a temperatura seja agradável.
Que complementos necessita a gaiola de um pássaro exótico?
Quando tiver decidido o local adequado para a gaiola, terá de pensar em personalizá-la ao gosto da sua pequena ave exótica. Além do seu correspondente bebedouro invertido e do seu comedouro, convém que lhe ponha uma tigela para a fruta fresca e verduras. São muito curiosos e precisam de fazer muito exercício físico -pense na quantidade de estímulos que há nas selvas tropicais de onde a maioria é proveniente- deste modo, se equipar a gaiola com vários poleiros e brinquedos específicos para a sua espécie, ficar-lhe-ão eternamente gratos.
Leito e limpeza
Como limpar a gaiola de um pássaro exótico?
A gaiola de um pássaro exótico é muito fácil de limpar, aconselhamos-lhe que lhe dedique um pouco de tempo por semana para limpar as grades com um esfregão húmido.
Todos os dias, quando lhe repuser a água e a comida, pode aproveitar o momento para lhes lavar o comedouro e bebedouro, desta forma a sujidade e os detritos não se acumulam demasiado. E, para uma limpeza mais a fundo, pode desparasitar a gaiola uma vez por mês com um inseticida antiácaros.
Por sua vez, para a base da gaiola, o mais recomendável são os leitos biológicos, como o leito vegetal, a areia de milho ou o grit limpo e seco. O leito é diferente consoante o pássaro que tenha, o normal é fazê-lo de dois em dois dias, mas logo se aperceberá com a prática.
Alimentação dos pássaros exóticos
O que comem os pássaros exóticos?
Estas pequenas aves de cores intensas precisam de um alimento de boa qualidade, procure uma base de mistura de painço ou alguma comida específica para a espécie exótica pela qual se apaixonou.
É importante que lhes proporcione uma alimentação variada que cubra todas as suas necessidades nutricionais, complementando o seu menu diário com pastas de fruta ou ovo, barritas, snacks ou pedaços de fruta e verduras.
Na época de muda ou troca de penas, convém dar-lhes complexos vitamínicos para que não percam as forças e potenciar o esplendor da sua plumagem.
Necessidades
Para terminar, fazemos uma recapitulação de tudo o que precisa de adquirir antes que chegue a casa, para que não tenha nenhum problema na adaptação ao seu novo lar:
Chegada a casa (artigos básicos)
- Alimento mistura/ração
- Gaiola
- Comedouro
- Bebedouro
- Tigela para fruta e verduras
- Leito higiénico
- Brinquedos
- Banheira
- Osso de choco
Cuidados da saúde
- Inseticida antiácaros
- Suplementos vitamínicos
- Blocos de cálcio
Diversão
- Brinquedo (de corda, com som, etc.)
- Snack em forma de barrinhas
- Bola
- Ninho
Higiene
- Poleiro lima-unhas
- Poleiro de madeira
- Corta-unhas
- Pulverizador
- Banheira fechada
Mas se for pouco, para que não tenha de fazer a lista de compras, deixamos-lhe esta imagem preparada com tudo o que o seu pássaro exótico precisa, leve-a consigo e que não se esqueça de nada! Lembre-se que nas nossas lojas Kiwoko tem à sua disposição tudo o que o seu pássaro tropical necessita. Esperamos por si de braços abertos!