Igualmente às pessoas, os cães também podem sofrer episódios de febre. Contudo, têm as suas particularidades.
A temperatura corporal dos cães é diferente da dos humanos. E, dentro dos próprios animais, esta temperatura também difere se for um cão adulto ou um cachorro. Por tanto, como saber se um cão tem febre?
A temperatura corporal média de qualquer cão ronda os 38 graus centígrados. Os cachorros, por sua vez, costumam ter esta temperatura um pouco mais baixa, situando-se em torno dos 34-36 graus centígrados. Nas pessoas, esta temperatura corporal normal pode oscilar entre os 36 e os 37 graus.
Como saber se um cão tem febre?
Atendendo a estes níveis de temperatura não é complicado responder à pergunta: como posso saber se o meu cão tem febre?
Geralmente, o episódio de febre dá-se nos cães adultos quando a sua temperatura corporal supera os 39 graus centígrados. Os valores de febre são normais entre os 39 e os 41 graus. Mas se ultrapassar este último valor, há que recorrer urgentemente ao veterinário para baixar a febre e averiguar quais são as possíveis causas da mesma.
Não obstante, há que ter em conta que estes valores podem alterar em função das circunstâncias e características de cada cão. Não só no que diz respeito à idade, mas o quadro de febre pode variar em função da raça do animal e das suas particularidades físicas.
De qualquer modo o melhor será colocar na zona rectal do cão um termómetro digital. No mercado atual existem termómetros especiais para cães. Costumam ser mais flexíveis que os habituais de modo a ser mais fácil inseri-lo nesta zona do animal. Se o resultado da medição se situa entre os 39,4 e os 40,6 graus centígrados, a febre é moderada. Acima destes valores encontramos um quadro de febre alta.
Se a temperatura do animal supera os 41,5 graus trata-se de um episódio de febre grave. Neste caso, é necessário recorrer com urgência ao veterinário. Será este especialista que irá dar as melhoras indicações para o tratamento do animal.
Não obstante, há que ter sempre em conta que a febre no cão é um mecanismo de defesa. Uma amostra física de que o sistema imunológico do animal está a atuar contra os agentes patogénicos.
Cachorros
Cabe agora perguntar-se como saber se um cachorro tem febre. Já temos visto que a temperatura corporal média é sensivelmente inferior à dos cães adultos. Além do mais, na maioria dos cães, quando têm um mês de vida, esta temperatura sobe dos 34-36 para os 37 graus centígrados.
É por isto que se a temperatura do cachorro estiver acima desses valores é muito provável que o cão sofra um episódio de febre. Igualmente aos cães adultos, é importante colocar no cachorro um termómetro digital na zona rectal.
Posso saber se um cão tem febre sem termómetro?
A forma mais habitual de saber se o meu cão tem febre é colocar um termómetro na zona retal do animal. Não obstante, se não tem um termómetro nesse momento, há uma séria de indícios que dão resposta a como saber se um cão tem febre sem termómetro.
Em primeiro lugar, pode tocar-lhe na zona das orelhas, do ventre ou das virilhas. Se se encontrarem muito quentes (ou mais do que o normal), é muito provável que o cão tenha febre. O nariz também é outra das zonas que pode estar muito quente ou demasiado seca se o animal tiver febre.
Além do mais, há uma séria de sintomas que o cão pode apresentar e que também são indicativas de um estado de febre. O mais habitual é que o animal tenha os olhos lacrimejados, fique mais ofegante do que habitual, que tenha calafrios e que o seu estado geral seja de apatia. No geral também irá passar muito mais tempo a dormir do que o normal, irá sentir-se debilitado e sem vontade de comer ou sair à rua, brincar ou passear.
No caso do seu cão ter um episódio de febre que persiste ou supera os 41 graus centígrados, recomendamos-lhe recorrer urgentemente a uma das nossas clínicas veterinárias Kivet onde o seu cão será atendido devidamente. |