Quando nós, humanos, temos frio, há várias coisas que podemos fazer para aumentar a nossa temperatura ou a do nosso ambiente. Contudo, alguma vez te perguntaste o que acontece ao teu animal de estimação quando a temperatura desce? Os gatos, ao contrário de outros animais peludos, não têm um pelo tão grosso ou duplo, como os cães, por exemplo.
Como é que o frio afeta os gatos?
A primeira coisa a ter em conta é que os gatos são mais sensíveis às mudanças de temperatura do que nós, especialmente se estiverem habituados a viver apenas dentro de casa. Em particular, deves ter um cuidado especial com:
- Raças com pouco ou nenhum pelo. Algumas raças de gatos como o Levkoy ucraniano, peterbald, sphynx ou gato siamês, que têm pouco ou nenhum pelo, são suscetíveis de sentir frio e, por isso, deves dar-lhes proteção extra nas suas camas com cobertores.
- Gatos doentes. Tal como os humanos, os gatos que sofrem de doenças têm frequentemente defesas mais baixas e são mais propensos a apanhar uma constipação em temperaturas frias.
- Gatinhos e gatos seniores. Os gatinhos ou gatos jovens não têm um sistema imunitário totalmente desenvolvido. Os gatos com mais de 7 anos de idade têm um sistema imunitário enfraquecido. Portanto, as suas defesas são também mais baixas e são mais suscetíveis a doenças quando há mudanças de temperatura.
Como evitares que o teu gato sinta frio?
Depois de provar que os gatos são de facto sensíveis ao frio, vais querer saber o que podes fazer para manter o teu gato quente durante o Inverno. Aqui estão algumas dicas:
- Boa comida para gatos: Embora seja evidente, uma dieta adequada e equilibrada melhorará a saúde do teu gato e reforçará as suas defesas contra o frio. Mas tem em mente que durante o inverno, os gatos fazem menos exercício e são geralmente menos ativos do que em outras estações. Se estiverem sempre dentro de casa, não deves dar-lhes comida extra ou suplementos alimentares porque não os queimam. No entanto, se o teu gato tende a ficar longe de casa ou vive ao ar livre, é melhor aumentares as suas porções para um aumento de energia a fim de manter a sua temperatura corporal.
- Manter a casa quente. Uma boa maneira de evitares que o teu gato se constipe quando está em casa é fechar as janelas, ligar o aquecimento ou os radiadores e manter o quarto quente e confortável, tanto para eles como para nós. Também podes abrir as cortinas ou persianas para deixar entrar a luz do sol do exterior, para que o teu gato se possa deitar e aquecer à luz do sol - eles adoram!
- Prepara a casa quando estiveres fora. Um truque para quando vais trabalhar e não podes deixar o aquecimento ligado é colocar vários cobertores e uma cama para gatos com garrafas de água quente em várias áreas da tua casa, especialmente se o teu animal de estimação tiver pouco ou nenhum pelo.
Na Kiwoko e em todas as nossas lojas físicas podes encontrar todo o tipo de artigos para proteger o teu gato do frio