A caspa afeta não só o cabelo das pessoas, mas também o pelo dos nossos cães, gatos ou, até, coelhos. Para saber se esta caspa se deve a pequenas infeções ou a doenças mais graves, deve levar o seu coelho ao veterinário assim que notar esta descamação no seu pelo.
Além disso, se notar que ele se coça demasiado e que tem alterações de comportamento, é provável que o seu coelho sofra de um problema mais grave.
Aqui tem toda a informação que precisa de saber sobre as causas da caspa nos coelhos, os seus sintomas e a melhor forma de a tratar e curar.
Porque é que o meu coelho tem caspa no pelo?
Para começar, deve saber que a caspa humana e a caspa animal não são a mesma coisa. Enquanto a caspa que se encontra no nosso cabelo é constituída por células mortas ou, em casos mais graves, por dermatite seborreica, a caspa que se encontra no pelo do seu coelho indica que este foi infetado por um ácaro específico, o Cheyletiella parasitovorax, que também pode infetar cães e gatos.
Inicialmente, esta caspa encontra-se no dorso do animal, mas ao longo dos dias pode espalhar-se pelo dorso e até à cabeça. Alguns dos sintomas, para além da caspa, que o seu coelho pode sofrer com este parasita e que lhe podem dar uma ideia de que foi infetado são:
- Comichão excessiva
- Perda de pelo
- Irritação da pele
- Crostas
- Pelo gorduroso
- Zonas de careca
É importante saber que, para além do Cheyletiella parasitovorax, existe outro ácaro que também pode causar caspa excessiva nos coelhos, o Leporacrus gibbus.
A coisa mais importante a fazer se começar a notar alguns dos sintomas mencionados acima é consultar um veterinário para descobrir qual é o ácaro que infetou o seu coelho e dar-lhe o tratamento adequado. O tratamento possível será a aplicação de pipetas ou sprays para atacar o ácaro; se for grave, pode ser necessário aplicar injeções.
Como prevenir a caspa nos coelhos?
A prevenção e a limpeza são fundamentais para evitar que o seu coelho contraia estes parasitas ou, se já tiver sido infetado, que volte a sofrer com eles.
- Durante o tratamento, é aconselhável trocar a sua gaiola por outra, pois o seu local de repouso também pode estar infetado e pode provocar uma nova infeção se voltar a usá-la.
- Lave muito bem os seus brinquedos, bem como todos os objetos que tenham estado em contacto com ele e que ele utilize regularmente.
- Utilize produtos desinfetantes e seque muito bem as barras ou as paredes, sobretudo se a gaiola for de madeira, para evitar a humidade.
- Utilize um substrato natural que não produza pó.
- A alimentação adequada é muito importante; demasiada comida, por exemplo, pode ser prejudicial e causar alterações na pele.
Se o veterinário aprovar, pode passar-lhe um toalhete refrescante, desde que seja concebido para coelhos, pois os toalhetes para bebés ou os toalhetes desmaquilhantes não são adequados e podem causar-lhe irritações e lesões.
Por fim, verifique regularmente o seu estado de espírito, o pelo, escovando-o, os olhos, as orelhas e as unhas, para que possa intervir a tempo se detetar que algo está errado.
Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt